Warning: fread() [function.fread]: Length parameter must be greater than 0 in /home/wwwimports/public_html/system/library/cache/file.php on line 32Warning: fread() [function.fread]: Length parameter must be greater than 0 in /home/wwwimports/public_html/system/library/cache/file.php on line 32 Harmonização com queijos

Harmonização com queijos

* Queijos (Brie e Camembert) – Harmonizam com um vinho branco seco, como um Sauvignon Blanc do Loire, ou um tinto leve, como um Beaujolais Villages ou Pinot Noir da Borgonha.

*  Queijos (ricota, requeijão, cottage, mussarela de búfala, cabra e minas) - Uma boa sugestão são os vinhos brancos, leves e secos, como Sauvignons Blancs do Loire.

* Queijos (Emmental, Gouda e Guyére) - Pedem vinhos tintos de médio corpo, como um Merlot ou Shiraz do norte do Rhone, Chardonnay brancos, ou um Riesling.

* Queijos  (Parmesão, Pecorino) – Harmonizam com vinhos tintos tânicos e estruturados, como Cabernet Sauvignon ou Barbaresco do Piemonte. Vale lembrar que se o sal e o tanino disputarem o paladar, a pedida é um Late Harvest, ou um belo vinho do Porto. 

* Queijos azuis (Gorgonzola e Roquefort) - Pedem vinhos doces, como Sauternes, que combinam muito bem com o queijo Roquefort ou Vinhos do Porto, como Ruby, LBV ou um Vintage. Outra combinação perfeita é harmonizar com Tintos Robustos como um Barolo.

* Queijos Picantes (Munster) - O rótulo Gewürztraminer, da Alsácia, é a melhor opção.

Algumas Dicas:

* O Provolone de sabor defumado é um queijo muito potente, que se sobrepõe a grande maioria dos vinhos. Mas, como o brasileiro gosta muito dele, se for o caso, tente harmonizá-lo com um Gewurztraminer (um tipo de vinho branco) ou um tinto potente, como um Shiraz Australiano ou Cabernet do Chile.

Nunca esqueça os pães, que são ótimos acompanhantes da combinação, tendo um papel fundamental na harmonização.
Uma boa dica, que geralmente dá certo, é harmonizar queijos e vinhos da mesma região de um país.


  • Harmonização com queijos