Warning: fread() [function.fread]: Length parameter must be greater than 0 in /home/wwwimports/public_html/system/library/cache/file.php on line 32Warning: fread() [function.fread]: Length parameter must be greater than 0 in /home/wwwimports/public_html/system/library/cache/file.php on line 32 Dicas do Sommelier - Harmonizando vinhos com peixes para Páscoa

Dicas do Sommelier - Harmonização para Ceia de Natal

NOZES E CASTANHAS

Os frutos secos como as nozes, castanhas, avelãs e amêndoas podem ser acompanhados por um bom espumante brut antes de começar a devorar os demais pratos da ceia. Ao final da ceia, a melhor opção seria combiná-los com os vinhos fortificados ou Madeira.


PANETONE E CHOCOTONE

 

O panetone com frutas cristalizadas pode ser acompanhado por um espumante brut. Quem prefere um paladar mais doce, pode optar pelos espumantes demi-sec ou da uva Moscatel. Panetones de chocolate, os Chocotones, por conta da doçura ficam melhores com Vinhos do Porto ou Madeira.

 

SALPICÃO

Existem diversas receitas de salpicão, todas com bastantes ingredientes. Os mais comuns são: frango, legumes, pimentão, passas, creme de leite e, em alguns casos, frutas. Para não ter erro, escolha um espumante brut branco ou um vinho branco com boa acidez, como os das uvas Riesling, Pinot Grigio e Sauvignon Blanc.



CUSCUZ

Assim como o salpicão, o cuscuz é um prato de muitos ingredientes: farinha de milho, pimentão, azeitonas, ovo cozido, sardinha, ervilha, entre outros. Para este prato, um espumante brut branco cai muito bem. Outras opções seriam os vinhos brancos das uvas Sauvignon Blanc e Chardonnay.

 

PERU, CHESTER E DEMAIS AVES

O Peru é um prato bastante apreciado na época de Natal. Além dele, é comum encontrarmos boas receitas com o Chester e também com o Frango. Os pratos com as aves podem ser acompanhados por um espumante brut branco ou rosé. Também é possível combiná-los com vinhos rosés e brancos secos de boa estrutura. As uvas Sauvignon Blanc, Viognier e Chardonnay produzem bons exemplares que cumprem bem o papel.

Caso o prato seja servido acompanhado por molho adocicado, como o clássico molho de laranja, os vinhos brancos meio secos das uvas Gewurztraminer e Riesling podem ser boas opções. Para aqueles que não abrem mão de um vinho tinto, as melhores opções são os de corpo leve e sem muitos taninos, como o Pinot Noir, Gamay ou Beaujolais.



PERNIL, TENDER E DEMAIS

CARNES DE PORCO

Aqui, novamente, a sugestão dependerá do molho que acompanha. Os pratos servidos com molho adocicado, como a calda de abacaxi, podem ficar melhores com os vinhos brancos das uvas Gewurztraminer e Riesling. Os espumantes brut, com sua acidez elevada, podem ser bons parceiros limpando um pouco da gordura da carne. Para quem prefere um vinho mais encorpado, o Chardonnay com passagem por barris de carvalho também é uma boa opção.

BACALHAU

O bacalhau pode ser acompanhado por vinhos de diferentes estilos. Tudo dependerá da forma como o prato foi preparado. Para os preparos com bastante azeite, a sugestão seria igualar a intensidade e untuosidade do prato com a do vinho. Um Chardonnay com passagem por madeira seria uma boa escolha. Os preparos mais leves, de sabores não muito intensos, ficam ótimos com os brancos portugueses da casta Alvarinho e também os Vinhos Verdes e Brancos.  E para quem acredita que peixes somente combinam com vinhos brancos, engana-se. Em Portugal a tradição é combinar o bacalhau com vinhos tintos. Afinal, segundo os portugueses, “bacalhau não é peixe, bacalhau é bacalhau!”

Rótulos tintos das uvas Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz e Tinta Barroca são os mais indicados.



RABANADA E DEMAIS SOBREMESAS

Todas as sobremesas ficam melhores com vinhos doces. Os espumantes da uva Moscatel acompanham bem as sobremesas. Mas, os vinhos que melhor combinam com os doces são os de Colheita Tardia (Late Harvest), Ice Wines, Vinhos do Porto, Jerez, Madeira e demais vinhos doces licorosos.

  • Dicas do Sommelier - Harmonização para Ceia de Natal

Tags Harmonizando, vinhos, peixes, Páscoa